quinta-feira, 5 de abril de 2007

Novo recorde em transmissão de dados

A Alcatel-Lucent afirmou ter atingido um novo recorde mundial de transmissão de dados após conseguir transmitir 25,6 terabits por segundo através de fibra ótica.
Através da infraestrutura criada é possível transmitir a informação contida em 600 DVDs em apenas um segundo. Os resultados foram obtidos por 160 canais da tecnologia WDM (Wavelength Division Multiplexed), que através de um cabo permite utilizar diferentes freqüências para transmitir os dados.
A nova transmissão, realizada através de três conexões de 80 km, ultrapassa o recorde anterior de 14 terabits por segundo, estabelecido em setembro de 2006. A Alcatel foi ajudada por cientistas do Instituto Nacional de Informação e Tecnologias de Comunicações de Tóquio e o Sumitomo Osaka Cement, de Chiba, Japão.
Segundo o anúncio oficial, a Alcatel-Lucent também foi a primeira empresa a conseguir realizar uma transmissão de um terabit, a primeira a quebrar a barreira de 10 terabits por segundo em um único cabo de fibra ótica, a maior capacidade já transportada em distância transoceânicas (6 tbps), a transmissão de 100 Gbits/s em uma rede de 2 mil quilômetros, entre outras.
Com este tipo de pesquisa, a empresa espera desenvolver sistemas de transmissão mais eficiente e de maior velocidade, suprindo uma necessidade cada vez maior de redes rápidas, conforme explicou Romano Valussi, presidente da divisão de atividades óticas da Alcatel-Lucent.

Fonte: Revista Geek

Nenhum comentário: