sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Executivo da Microsoft revela detalhes de segurança do Windows Vista

Como gerente de segurança da informação da Microsoft, Marines de Assis Gomes é responsável no Brasil pelas iniciativas da empresa na área de proteção de sistemas no País. Em entrevista concedida durante a RSA Conference, a executiva, que trabalhou durante 26 anos no Bamerindus/HSBC, fala sobre temas como segurança do Windows Vista, vulnerabilidades e golpes virtuais.
A estratégia de Computação confiável (iniciativa da Microsoft para reforçar a segurança de seus produtos) completou cinco anos. O que mudou na empresa com essa estratégia?
Mudou muita coisa. O principal ponto é a conscientização. A partir do momento que se adotou a comunicação confiável, tanto internamente como para nossos clientes, ficou claro a preocupação que a Microsoft tem com esse tema.
Mas não existia essa preocupação?
Já existia, mas eu acho que quando acontece uma coisa como o Bill Gates mandar uma carta para os funcionários dizendo, “olha a partir deste momento todo mundo teria que entender de segurança, fazer treinamento”... Todos os desenvolvedores tiveram que ser treinados novamente para fazer gerar código seguro. É uma iniciativa não apenas para dentro da empresa, mas também para os nossos clientes, que passaram a ver como estamos preocupados. O impacto da Computação confiável mostra esse comprometimento com os clientes.
Para muitos ficou a impressão de que a segurança era mesmo o calcanhar-de-aquiles da empresa...
Eu acho que se levantou a lebre, digamos assim, em torno da segurança. Na verdade, havia alguns motivos palpáveis, que eram as vulnerabilidades que estavam sendo encontradas. Acho que a Microsoft não fechou os olhos para isso. E disse, “segurança é uma coisa prioritária”. Na minha opinião, a segurança é uma relação custo/benefício dentro de seu negócio. Você sempre precisa ter essa relação equilibrada, acho que a Microsoft fez isso.


Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: