quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Novell decreta a morte do NetWare

SÃO PAULO – Ao anunciar a nova versão do SUSE Linux, a Novell avisa que não vai mais desenvolver o NetWare.
Chamada Open Enterprise Server 2.0, a nova versão do Linux da Novell é baseada no SUSE Linux Enterprise Server 10 SP1. A empresa diz que usuários do NetWare 6.5 SP7, a última versão desse sistema operacional, poderão rodá-lo numa máquina virtual Xen sobre o Linux.
As ferramentas clássicas do NetWare, como ConsoleOne, iMamager e Novell Remote Manager, permanecem no sistema virtualizado. No entanto, as empresas poderão usar de forma simultânea os programas de gerenciamento do Linux.
O Open Enterprise Server, apresentado em abril de 2005, é considerado o primeiro grande passo da Novell para a mudança do sistema operacional nativo do NetWare para o Linux. De acordo com a Novell, o desenvolvimento do Open Enterprise Server 2.0 contou com a participação das equipes do NetWare e do OES 1.0.
Nos anos 90, o NetWare era líder absoluto entre os sistemas operacionais para servidores de redes. No Brasil, chegou a ter mais de 70% do mercado. A sua evolução, no entanto, não acompanhou a explosão do uso da internet, fazendo com que a Novell perdesse mercado para o Linux e o Windows Server.
Em novembro de 2003, a Novell comprou a SUSE e começou a trilhar o caminho do software livre. Após quatro anos - e uma estratégica parceria com a Microsoft - a empresa está completando a migração e abandonando o desenvolvimento do NetWare. Esse sistema operacional continuará tendo suporte da empresa, mas não terá novas versões.


Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/102007/10102007-16.shl

Nenhum comentário: